#SemanaDoEducadorFísico: Composição Corporal

E pra finalizar a série de artigos desta semana, confira o material sobre Composição Corporal que o Prof. Henrique Godoy preparou pra você!
#SemanaDoEducadorFísico - Composição Corporal:


Composição corporal é um componente da aptidão física de cada indivíduo, diretamente relacionada à saúde, correlacionando a quantidade com a distribuição de gordura (BÖHME, 1994).
Índice de massa corporal (IMC), relação cintura quadril (RCQ), dobras cutâneas e índice de massa de gordura são algumas equações que avaliam a composição do corpo. Por isso, durante períodos de treinamento é altamente recomendado que se avalie tal componente, afim de acompanhar resultados, prescrever treinos e até mesmo gerar motivação e incentivo, seja qual for o objetivo do seu treino.


Medidas como a altura, peso, densidade óssea, percentual de gordura e idade são os fatores determinantes para a avaliação da composição corporal correta. Para GUEDES (2003) parece ser consenso que no homem adulto a gordura represente em torno de 10 a 25 % do peso corporal total, enquanto que na mulher estes valores aumentam para 18 a 35%.


Por essas razões, é recomendado que as pessoas tenham sua gordura corporal medida por profissionais altamente qualificados, para obtenção de um quadro verdadeiro de sua porcentagem de gordura e do peso ideal, para prescrição de atividade física mais indicada (NIEMAN, 1999).


Henrique Godoy

 

 

Please reload

Posts em Destaque

Posts Recentes

RITMO RESULT45: dê ADEUS às dietas restritivas!

1/10
Please reload

Please reload

© 2018 por RITMO Floripa