Equipe: Glassiane Müller Militz

Treinadora: GLASSIANE MÜLLER MILITZ

Educadora Física – CREF 017624 – G/SC

  • Graduada em Educação Física – Bacharelado. UFSM, RS – 2010.

  • Trabalho de Conclusão de Curso: "Relação entre Ginástica Laboral e seus benefícios: um estudo teórico".

 

Cursos:

  • 2016 – Curso Treinamento Resistido para Mulheres, Crianças e Idosos com o Dr. Paulo Gentil. Florianópolis/SC.

  • 2015 – Curso de Treinamento Funcional Core 360º, Fases 3 e 4. Florianópolis/SC.

  • 2015 – Curso de Emagrecimento: Quebrando mitos e mudando paradigmas com Dr. Paulo Gentil. Florianópolis/SC.

  • 2014 – Curso de Treinamento Funcional Core 360º, Fases 1 e 2. Florianópolis/SC.

  • 2014 – Curso Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia com Dr. Paulo Gentil. Florianópolis/ SC. 

  • 2011 – Curso de Treinamento Funcional e Bola Suiça – Nível II – Core/ Bola Suiça/ Ketlebel/ Treinamento Suspenso. UNINGÁ SM. Santa Maria/ RS.

  • 2011 – Curso de Formação Profissional no Método Pilates. METACORPUS STUDIO PILATES, Porto Alegre/ RS.

  • 2010 – Curso de PERSONAL TRAINING “Capacitação para o Mercado de Trabalho”. Faculdade UNINGÁ SM. Santa Maria/RS.

  • 2010 – Curso de Suplementos Nutricionais nos Esportes: da Genômica a Prescrição Clínica. Instituto de Pesquisa e Gestão em Saúde -IPGS-, Porto Alegre/RS.

  • 2009 – II Workshop do Núcleo de Estudos em Medidas e Avaliação da Educação Física. NEMAEF/UFSM, Santa Maria/ RS.

  • 2009 – Organizadora e ouvinte da I Jornada Clínica INTERAGE, realizado pelo centro de atenção à Saúde e ao Bem–estar INTERAGE, Santa Maria/ RS.

  • 2009 – II Curso de Capacitação para Atuação nos Grupos de Terceira Idade. CEFD/UFSM, Santa Maria/RS. 

 

Treinadora Particular, Instrutora de Musculação e Professora de Treinamento Funcional.

 

Artigo

Importância da Avaliação Física em um Programa de Treinamento
Glassiane Müller Militz

 

 As avaliações físicas são testes (antropométricos e ergométricos) que identificam o estado atual de condicionamento físico, seja muscular, cardiorrespiratório e de gordura. Uma boa avaliação começa pela escolha dos protocolos e pela pessoa que a realiza, tendo que ser um profissional capacitado e treinado para tal função, para que os dados fornecidos mostrem a real condição do avaliado. Erros na escolha do protocolo ou na ação do avaliador trarão dados equivocados, resultando na elaboração de um plano de treinamento e de prescrição alimentar inadequados ao quadro atual.

 

 As avaliações devem ser realizadas a cada fim de ciclo de treinamento (6 a 8 semanas), pois assim é possível avaliar e acompanhar a evolução física, identificando se os objetivos traçados inicialmente foram alcançados ou não. Além disso, é uma ferramenta fundamental para a elaboração do próximo programa de treinamento e para estabelecer novas metas para aquele ciclo de treino.

 

 Vamos imaginar um indivíduo cujo objetivo é emagrecer e ao iniciar o programa de treinamento está com 105 kg, 45% de gordura corporal (47,25kg de peso gordo e 57,75 de massa magra), uma circunferência abdominal de 110 cm e um Vo2Max de 18 (ml/kg/min). Inicialmente, o objetivo para 6 meses de treinamento era atingir 90 kg, com 35% gordura corporal (31,5kg peso gordo e 58,50 massa magra). Após completado o período de treinamento chegou a 95kg, 5kg a menos da meta estabelecida. No entanto, a avaliação física identificou que o percentual de gordura corporal diminuiu de 45% para 35% (33,25kg de peso gordo e 61,75 de massa magra), a circunferência abdominal de 110 cm para 100 e o Vox2max de 18 para em 30(ml/kg/min).

 

 Algumas pessoas podem julgar que este individuo fracassou em não atingir a meta final. No entanto, o que se espera em um processo de emagrecimento é perda de gordura corporal e aumento de massa muscular. Ou seja, a meta foi alcançada. Estava com 47,25kg de peso gordo e passou a ter 33,25 kg, agregando ainda 4kg de massa magra. Além disso, a avaliação nos mostra uma evolução na capacidade cardiorrespiratória e uma considerável perda na circunferência abdominal, resultando em menor risco de doenças que afetam o coração.
 

 

RITMO Personnalité: do seu jeito, no seu tempo, como você merece.

Surpreenda-se!

 

Please reload

Posts em Destaque

Posts Recentes

RITMO RESULT45: dê ADEUS às dietas restritivas!

1/10
Please reload

Please reload

© 2018 por RITMO Floripa